Os procedimentos estéticos estão em alta nos dias de hoje. Muito se fala o quanto as celebridades ou a mídia influenciam os padrões de beleza, mas na verdade é muito mais do que isso: somos influenciados pelas nossas crenças e costumes, além, claro, da nossa própria vaidade.

17/03/2021

Obviamente influências externas fazem parte dessa crescente. Podemos incluir nessa lista famosos conhecidos pelos procedimentos estéticos mais simples até os mais invasivos. Com essa valorização da beleza as pessoas acabam esquecendo o verdadeiro papel de um dermatologista, que é cuidar do maior órgão do nosso corpo: a pele.

Além da estética

O dermatologista é quem diagnostica, previne e trata tudo o que diz respeito à pele, cabelo e unhas.

A consulta é feita a partir de uma série de perguntas, para conhecer o paciente, entender os sintomas, o tempo em que permanecem na pele e quaisquer informações que lhe ajudem a chegar a um diagnóstico. Dependendo da gravidade do problema, podem ser necessários alguns exames laboratoriais, como sangue, cultura e biópsia, para obter mais detalhes sobre a doença e o tratamento necessários.

A seguir uma lista com os problemas de pele mais comuns:

- Dermatites: são reações inflamatórias que podem aparecer em diferentes regiões do corpo. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, descamação, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. Em alguns casos a alergia se apresenta em formato de inchaço, podendo surgir de variadas causas, desde predisposição genética e alimentação à aplicação de determinado produto na pele.

- Melasma: tendo como principal sintoma o aparecimento de manchas escuras na face, os casos de melasma são mais comuns em mulheres. Seu surgimento está relacionado a fatores genéticos, hormonais (uso de anticoncepcionais, gravidez), mas principalmente devido à exposição solar.

- Acne: relacionada principalmente ao período da adolescência, a acne é uma das principais razões que fazem as pessoas buscarem um dermatologista. Caracterizada por cravos, espinhas, cistos, nódulos e cicatrizes, também pode estar presente na fase adulta, tendo como principais causas o estresse, o uso de cosméticos inadequados para o tipo de pele, a má alimentação ou até mesmo o uso de determinados medicamentos.

- Micoses: são infecções causadas por fungos, que gostam de calor e umidade, por isso são comumente encontrados na pele, unhas e cabelos. Na pele, fique atento às manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e nas unhas o fungo tende a descolar a unha da base.

- Nevos: a maioria das pintas, chamadas de nevos, surge a partir da adolescência. Mas também surge por influência genética, hormonal e quantidade de sol acumulada na pele. Na maioria das vezes são benignas, mas é importante ficar atento aos sinais que elas podem apresentar, como mudança de cor, tamanho, formato e rápido crescimento, pois essas mudanças podem sugerir evolução para câncer de pele.

- Câncer de pele: o câncer de pele se apresenta de forma silenciosa e muitas vezes se parece com outras lesões benignas. O autoexame é extremamente importante para detectar problemas de pele. É muito importante observar pintas que mudam de cor, pequenas lesões que não cicatrizam, pequenas feridas, erosões ou sangramentos. Alguns tipos de câncer de pele podem crescer sem provocar sintomas e evoluir para outras órgãos.

ATENÇÃO!

Em quase todas as doenças citadas acima a exposição solar é causadora ou então agravante da doença. Além disso, a falta de proteção solar pode causar envelhecimento precoce e diminuir a imunidade da pele.

É recomendado o uso de protetor solar, tanto em ambientes externos quanto internos. As luzes emitidas por aparelhos eletrônicos e lâmpadas também prejudicam o maior órgão do corpo.

Autocuidado

Cuidados simples do dia a dia podem ser determinantes para esses tipo de doença. Atenção à higiene pessoal, proteção solar, não compartilhar objetos de uso pessoal (alicates, escovas etc.), utilizar produtos específicos para sua pele e secar-se completamente são ações simples que interferem, especialmente, nos casos citados acima.

Mesmo que nem tudo dependa de você, o importante é não deixar de cuidar de si mesmo e, caso necessário, buscar um médico dermatologista.

Antes tarde do que nunca? Não, não!

Não importa o grau da doença, quanto mais cedo realizar o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e cura.

Essa premissa é válida não apenas para o caso de câncer, como também para as outras doenças citadas. Temos a tendência de ignorar os sintomas da pele, achando que são normais. Mesmo pequenas alergias podem se transformar em grandes problemas!

Especialidade

Atuando desde 2000 em Jaraguá do Sul e referência em seu segmento, a Dra. Alessandra investe em conhecimento, tecnologia e qualidade, participando ativamente de cursos e eventos da área.

Com muitos anos de experiência e qualificação na área da dermatologia, a clínica da Dra. Alessandra dispõe de diversas técnicas especializadas tanto para diagnosticar doenças como para procedimentos estéticos.