Dezembro Laranja – prevenção

Laranja é a cor do verão! E nem estamos falando de moda. O Dezembro Laranja chegou para conscientizar e estimular a população a prevenir o câncer de pele.


25/11/2019

Laranja é a cor do verão! E nem estamos falando de moda. O Dezembro Laranja chegou para conscientizar e estimular a população a prevenir o câncer de pele. O movimento iniciou em 2014, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), como uma extensão do Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que já existe desde 1999. O movimento está cada vez mais forte, assim como devem ser os cuidados acerca do tema.

No Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, dermatologistas atendem voluntariamente casos suspeitos da doença. Agora, durante todo o mês, a SBD firma parceria com instituições públicas e privadas, buscando difundir ao máximo informações extremamente importantes, que voltem a atenção verdadeira da população para esse problema ainda muito negligenciado.

O câncer de pele já é considerado uma questão de saúde pública, mas, por sorte, reduzir a incidência é uma meta considerada alcançável!

Ele acontece quando há crescimento descontrolado e desorganizado de uma célula, que gera várias linhagens de células doentes. Existem tipos diferentes da doença, que se manifestam de várias maneiras. Independente disso, todos eles têm chances enormemente maiores de cura quando diagnosticados já no início.

A exposição solar excessiva é o principal fator de risco e as manifestações podem começar com o aparecimento de uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida, feridas que não cicatrizam ou com nódulos vermelhos, cor da pele ou perolados.

É preciso se manter sempre atento ao seu corpo, observar-se e tocar-se em busca de anormalidades, mesmo nas regiões mais difíceis de olhar. Consultar-se regularmente com um dermatologista também é uma medida de extrema importância, mesmo de modo preventivo, sem apresentar qualquer sinal. O autoexame deve ser adotado como hábito, mas de forma alguma substitui a ida ao médico; somente um profissional poderá passar as orientações devidas e garantir que você está bem.

A prevenção ainda é o melhor jeito de evitar a doença. Tomar os devidos cuidados ao se expor ao sol é indispensável, protegendo as áreas descobertas inclusive nos dias frios, assim como manter seus exames e consultas sempre em dia.

Aqui na clínica estamos habituados a realizar exames dessa espécie e, no mês de dezembro, reforçamos: cuide-se, perceba-se, consulte-se!

Veja
também

Dermatologia além da estética

AB Face Technique: a nova era dos procedimentos estéticos

HArmonyCa: combinação inovadora de preenchedor e bioestimulador de colágeno

A toxina botulínica e seus usos


Cadastre-se e receba novidades sobre os nossos tratamentos no seu e-mail.