Pele é coisa séria, trate com um dermatologista

Pele é coisa séria, trate com um dermatologista


25/11/2019

A pele é o maior órgão do corpo. Em um dia a dia sem reflexão pode parecer apenas uma camada trivial que cobre o corpo, mas é coisa séria! Para começar a compreender sua complexidade, deve-se entender sua estrutura.

Ela é formada por três camadas. A epiderme é a parte mais externa, vista a olho nu, e tem como função ser barreira, protegendo contra danos, substâncias e micróbios.

A derme é a camada intermediária, composta principalmente pelas fibras colágenas e elásticas, onde se ganha tonicidade e elasticidade. Além disso, é onde está a maior quantidade de vasos sanguíneos e suas terminações nervosas levam os estímulos do meio externo ao cérebro.

A hipoderme, por sua vez, é a camada de gordura superficial que une a epiderme e a derme ao restante do corpo, mantendo sua temperatura e acumulando energia para as funções biológicas.

Deu para entender por que é muito mais complexo do que parece?

Além das questões estéticas, cuidar da pele está diretamente relacionado a cuidar da saúde. Infelizmente, atualmente nem todos os profissionais que prometem tratar desse órgão tão importante são de fato dermatologistas e nem todas as pessoas ainda estão conscientizadas sobre os cuidados necessários. Negligenciar a seriedade da importância da pele pode acabar levando a desconfortos estéticos e sensoriais e até a quadros de doenças mais graves, como cânceres.  

A dermatologia é uma especialidade médica que não deve ser procurada somente ao passar por algum sintoma. É preciso buscar ajuda de um profissional também para a prevenção! Somente um dermatologista poderá realizar um diagnóstico precoce e encaminhar aos cuidados necessários para ter uma pele e, por consequência, um corpo sempre saudável!


Veja
também

Os procedimentos estéticos mais procurados

Cinco mitos e verdades sobre cuidados com a pele

Essa mancha não estava aqui! E agora?

Dezembro Laranja – prevenção


Cadastre-se e receba novidades sobre os nossos tratamentos no seu e-mail.