Cinco mitos e verdades sobre cuidados com a pele

Existem alguns cuidados com a pele que ouvimos falar com frequência, não é? Passar protetor solar sempre, tirar a maquiagem antes de dormir e usar hidrante são alguns deles. Entretanto, diante de tantas outras informações sobre skincare, produtos e dicas que nos deparamos todos os dias, pode ser difícil identificar o que é mito e o que é verdade, além do que realmente serve para o seu tipo de pele.


01/04/2020

Existem alguns cuidados com a pele que ouvimos falar com frequência, não é? Passar protetor solar sempre, tirar a maquiagem antes de dormir e usar hidrante são alguns deles. Entretanto, diante de tantas outras informações sobre skincare, produtos e dicas que nos deparamos todos os dias, pode ser difícil identificar o que é mito e o que é verdade, além do que realmente serve para o seu tipo de pele.


Mito: quanto maior o índice do protetor solar, melhor. 

A importância do uso do protetor solar na prevenção é uma verdade importantíssima. Agora, será que quanto maior o índice do protetor solar (SPF), melhor será a proteção? Na maior parte dos casos é um mito, pois os benefícios não são proporcionais ao aumento do número do FPS (um protetor 60 não protege exatamente o dobro de um 30). No entanto, o filtro solar com FPS mais alto costuma ter uma duração de efeito maior. E em caso de alguma doença agravada pelo sol, o pequeno percentual a mais que o FPS alto confere faz muita diferença.


O indicado é usar um protetor solar com um SPF mínimo de 30. Lembre-se de aplicar o protetor no mínimo 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada duas horas, após muito tempo na água ou suor excessivo.


Verdade: usar água quente prejudica a pele. 

Lavar o rosto pode ser desafiador nos dias frios. Entretanto, esse cuidado simples é importante para a sua pele. Atente-se à temperatura da água, o ideal é que seja fria, pois a alta temperatura pode ressecar a pele, deixá-la mais sensível e causar e um “efeito rebote” nas peles oleosas, aumentando a produção de sebo.


Isso vale também para a pele do corpo, existem algumas situações onde a pele naturalmente é mais seca e o banho quente agrava muito o ressecamento e pode desencadear coceira.


Mito: sabonete antibacteriano é melhor para manter a pele limpa. 

Um sabonete antibacteriano não é o indicado para manter sua pele do rosto limpa no dia a dia. Esse é um erro comum por quem busca evitar ou tratar a acne, mas ao usar esse tipo de sabonete você pode deixar sua pele seca ou irritada. Além disso, esse sabonete destrói as bactérias da pele que servem como proteção, por isso não deve ser usado por períodos prolongados.


Além disso, existem diversos fatores que causam a acne, como o estresse, a exposição solar, a alimentação e até mesmo produtos que você costuma aplicar no rosto. Por isso, para o tratamento é preciso analisar os produtos que você utiliza e os seus hábitos.


Verdade: beber muita água. 

Através da hidratação você ajuda a manter sua pele, cabelo e unhas bonitos e saudáveis. Isso porque a água diminui os radicais livres, as impurezas e o acúmulo de sebo.

Para manter sua pele hidratada, você pode usar cremes e géis hidratantes, mas é essencial que a hidratação comece de dentro para fora. A água no organismo fará com que a pele se mantenha hidratada e mantenha o aspecto saudável, além de potencializar o efeito dos produtos que você usa.


Verdade: a alimentação influencia na saúde da pele. 

Se você quer cuidar da sua pele, também é importante ter boas escolhas alimentares, pois a alimentação pode influenciar na saúde da sua pele.

Evite uma alimentação pró-inflamatória, que inclui alimentos processados, embutidos, açúcares refinados e refrigerantes.


Opte por uma dieta equilibrada, rica em alimentos que contêm propriedades anti-inflamatórias: oleaginosas, azeite de oliva extravirgem, chás de ervas, frutas, legumes e vegetais crus e com casca, sempre que possível.


E o chocolate? Ele também é rico em antioxidantes, mas o ideal é um chocolate com no mínimo 70% de cacau. Consuma moderadamente.


Espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas! É importante ressaltar que apenas um profissional especializado poderá orientar com os cuidados específicos para o seu tipo de pele.

Veja
também

AB Face Technique: a nova era dos procedimentos estéticos

HArmonyCa: combinação inovadora de preenchedor e bioestimulador de colágeno

A toxina botulínica e seus usos

Os procedimentos estéticos mais procurados


Cadastre-se e receba novidades sobre os nossos tratamentos no seu e-mail.